A tragédia que assola o Rio Grande do Sul neste momento nos toca profundamente. Como comunidade, é nosso dever unir forças e buscar formas de ajudar.
A DNA Brands, em sua missão de atuar na gestão de marcas, especialmente as empresas familiares, entende que a comunicação é crucial em momentos de crise. Por isso, elaboramos este guia com boas práticas para que você se comunique com seus clientes de forma empática e responsável.
Suspenda Posts Patrocinados e Promoções nas Regiões Atingidas:
- — Priorize a empatia: Em momentos de luto e sofrimento, posts patrocinados e promoções podem soar insensíveis. Suspenda essas atividades para demonstrar respeito e solidariedade.
Comunique com Clareza e Transparência:
- — Seja honesto sobre suas ações: Se você está doando parte dos lucros ou oferecendo ajuda de alguma forma, comunique isso de forma clara e transparente. Evite ambiguidades que possam gerar mal-entendido;
- — Evite autopromoção: O foco principal deve ser ajudar, não se autopromover. Evite mensagens que façam parecer que sua ajuda está condicionada a uma compra;
- — Exceção: A orientação acima não se aplica se você conseguir doar toda a receita bruta obtida com a venda de um produto ou linha de produtos;
- — Atue em rede: converse com fornecedores e una-se a eles para elaborar uma forma de potencializar as ações, por exemplo, através de uma rede solidária entre empresários de uma determinada região.
Adapte sua Comunicação:
- — Reveja seu tom de voz: Evite mensagens alegres e festivas que possam soar inapropriadas. Adapte a sua voz para um tom empático e solidário;
- — Seja sensível com imagens e vídeos: Evite imagens que possam ser dolorosas para as vítimas ou que transmitam uma mensagem de negatividade;
- — Adapte suas campanhas de marketing: Revise suas campanhas de marketing em andamento e adapte-as para o momento atual.
Incentive a Doação e o Voluntariado:
- — Crie campanhas de doação: Utilize suas plataformas para incentivar a doação de itens de necessidade ou recursos financeiros para as vítimas da tragédia;
- — Promova o voluntariado: Divulgue oportunidades de voluntariado em sua comunidade e incentive seus clientes a se engajarem;
- — Produtores digitais: Estimule as doações dando um de seus produtos para quem enviar donativos.
Seja atuante:
- — Doações de produtos: Se possível, doe produtos de primeira necessidade para as vítimas ou para entidades que estão prestando auxílio;
- — Compartilhe sua infraestrutura: se você tem poço artesiano, instale uma saída para fornecimento de água ou coloque parte da sua frota para o transporte dos resgatados até os abrigos;
- — Atenção: ser ponto de coleta é o mínimo, cada cidadão não atingido no RS é um ponto de coleta ambulante nesses dias.
Foque no que você faz de melhor. Alguns exemplos para você se inspirar:
- @lavocriciuma — uma lavanderia de Criciúma está lavando, empacotando e identificando roupas que você queira entregar aos Correios para doação;
- @willyotica — está se mobilizando para doar óculos a quem os perdeu na enchente;
- @cimed — está comprometida com uma doação milionária envolvendo o suprimento de 100% da demanda da Secretaria de Saúde do RS, a reposição de mercadoria de cerca de 1 mil farmácias atingidas e duas carretas de lenços umedecidos doados;
- @colgatebrasil — doou 1 milhão de itens de higiene à Cruz Vermelha;
- @vooude99 — está coletando e entregando doações gratuitamente na Defesa Civil de Porto Alegre com o cupom AJUDAPORTOALEGRE;
- @grupohope — está se mobilizando para doar roupas íntimas novas e higienizando doações recebidas de peças íntimas usadas em bom estado;
- @acqualokos — colocou à disposição sua capacidade produtiva de 50 mil litros de água a cada 6h para que caminhões pipa busquem e distribuam nos locais de maior necessidade;
- @ambev — já enviou mais de 185 mil litros de água para 11 municípios atingidos e parou a produção de cerveja para produzir mais água para ser enviada ao RS;
- @bibi — levou um caminhão com calçados infantis para doação em Três Coroas;
- @vulcabras.oficial — das marcas Olympikus, Mizuno e Under Armour mobilizou colaboradores e fornecedores para doação de milhares de itens, como cobertores, repelentes e kits de higiene e limpeza;
- @havanoficial — disponibilizou 4 helicópteros para salvamento de vítimas e o troco solidário do mês de Maio será inteiramente direcionado ao RS. Em uma semana, a campanha já arrecadou R$1 milhão de Reais;
- @rterodonaves — vão transportar doações recebidas em unidades espalhadas pelo país - e muitas outras transportadoras estão fazendo o mesmo, das maiores às menores;
- Supermercados @carrefour, Atacadão, Sam’s Club e Nacional congelaram preços de produtos até o final do mês de maio;
- @frukibebidas — doou mais de 4 milhões de litros de água potável;
- @altenburg.oficial — colocou 40 mil colchões em produção para doação aos abrigos;
- @magazineluiza — doou milhares de colchões para os abrigos. Não consegui encontrar o número preciso, mas quem está indo nos abrigos de Porto Alegre está vendo que é um número realmente expressivo;
- Músicos, encabeçados por @lucasfresno fizeram uma live para arrecadação de doações;
- @coopsantaclara — doou 50 toneladas de leite ao @redebancodealimentosrs;
- @mdiasbranco — fabricante das marcas Isabela e Vitarella doou 29 toneladas de alimentos.
Algumas ideias iniciais para ações de rápida ativação:
- — Loja de móveis: responsabilize-se pela coleta e destinação do móvel antigo em bom estado. Por exemplo: o cliente compra um sofá novo, você busca e leva para a doação o sofá antigo;
- — Loja de roupas e calçados: uma abordagem delicada e respeitosa pode estimular clientes a consumirem de forma consciente e, em caso de necessidade de adquirir novos itens, levarem para a doação peças confortáveis para uso dos desabrigados;
- — Óticas: fornecedores podem ser acionados para a doação de lentes, enquanto clientes que doarem suas armações colaboram com quem perdeu seus óculos durante a enchente;
- — Restaurantes e lanchonetes: parte de seus lucros podem ser direcionada para a alimentação em abrigos ou de equipes de voluntários;
- — Produtos eletrônicos: recolha eletrônicos em condições de uso e leve para uma ONG que atue com capacitação ou recolocação profissional. Escolas atingidas também podem ser beneficiadas;
- — Marcas de produtos como bijuterias, maquiagem, decoração e produtos de luxo: encontrarão uma dificuldade maior para se comunicar de forma pertinente com o consumidor gaúcho neste momento. Mas, com o Dia das Mães aí, ainda é possível reverter parte significativa dos lucros para doação de itens de higiene feminina, como absorventes;
- — Prestadores de serviço: advogados, contadores, administradores, publicitários, arquitetos, engenheiros, pedreiros, doem parte do seu tempo para se engajar no atendimento de pequenos e microempreendedores atingidos pela catástrofe.
Você é um empreendedor que precisa de ajuda para se comunicar adequadamente com seus clientes neste momento? Preencha o formulário no link https://bit.ly/comunicacao-com-empatia e receba uma ideia de ação de comunicação para o seu negócio em 48h.
Vamos prestar este serviço gratuitamente até 30 de maio de 2024, pelo menos.